Quem é Exú na Umbanda?
Exú na Umbanda: Orixá Mensageiro!
Exú (em iorubá: Èṣù) é o orixá da comunicação e da linguagem: assim, atua como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, (dentre outras muitas atribuições). É cultuado no continente africano pelo povo iorubá, bem como em cultos afro-descendentes, como no candomblé baiano, no tambor de mina maranhense, dentre outros.
No candomblé, Exu é o orixá mensageiro, um ser intermediário entre seres humanos e divindades: por essa razão, nada se faz sem ele e sem que oferendas lhe sejam feitas antes de qualquer outro orixá.
No Brasil, Exú é muito conhecido como o “orixá do lado de fora”, como guardião da parte exterior dos templos, das casas, das cidades e das pessoas. Também está intimamente ligado aos caminhos e, especialmente, às encruzilhadas. Na nação angola, Exú recebe o nome de Aluvaiá ou Pombajira e no candomblé jeje é chamado Lebá.
Exú exerce as funções de mensageiro e intermediário entre os seres humanos e as divindades; associado, assim, com as encruzilhadas. Também entende-se Exú como o orixá da ordem, do equilíbrio, da organização e da disciplina, possuindo forte relação com orixá Orunmilá. Teria ainda recebido de Olodumarê a função de guardião do axé.
Os exús também são os nossos protetores e são espíritos de luzes conhecidos como guardiões, eles têm a função de nos proteger e estão mais próximos dos humanos, pois, fazem a intermediação da mensagem dos demais orixás para nós. Mas, isso não é tudo!
Além dos conselhos espirituais, os exús também têm a função de resgatar almas perdidas sobre a terra, retirar espíritos obsessores, e realizar curas espirituais.
Como são os Filhos de Exú?
Qual é a energia que as pessoas nascidas sob influência de exú? Como será a personalidades das pessoas que são filhas de Exú?
Conheça agora o perfil da personalidade de pessoas que são filhos do orixá exú:
Os filhos de Exú são pessoas que possuem personalidade e caráter ambíguos, não obedecendo aos conceitos que a sociedade aceita como normais. São vistos como matreiros, brincalhões, moleques, animados, espertos e de pensamento ágil. Às vezes tornam-se insolentes e desrespeitosos, porque não ligam para as convenções sociais.
Culto de Exú: Qual o Dia que deve fazer Oferendas para este Guardião da Luz de Umbanda?
Conheça algumas informações sobre o culto de exú e veja a seguir o dia a semena que você pode acender um vela ou realizar um oferenda para este grande amigo guardião:
- Dia da semana: segunda-feira.
- Elementos: fogo ou terra;
- Símbolo: ogó (bastão de madeira em formato fálico);
- Cores: vermelho e preto.
- Bichos: cabritos, galos, preás, igbin;
- Saudação: Laroiê!
Acompanhe a Umbanda Nacional para saber mais sobre todos os orixás da umbanda!
Share this content:
Publicar comentário